#Oscar2020: “Democracia em Vertigem”, documentário brasileiro, está na lista de inscritos à premiação

Para você que ficou curioso para assistir, o filme está disponível na Netflix.

A corrida em busca do Oscar de 2020 já está a mil por hora e, a Academia de Artes Cinematográficas, responsável pela escolha dos indicados e premiados, liberou nesta terça-feira, 12, uma lista com 159 documentários pré-indicados ao grande prêmio do cinema e, entre eles está o brasileiro “Democracia em Vertigem”.

Foto: Netflix/Divulgação


O enredo do documentário é sobre o processo de impeachment da ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que foi considerado como um dos reflexos da polarização política e da ascensão da extrema-direita para o poder. O filme conta com imagens internas e exclusivas dos bastidores do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e do Palácio da Alvorada, enquanto ocorria a votação para a queda de Dilma. Veja o trailer!

Trailer: Netflix


O documentário “Democracia em Vertigem” vem recebendo indicações em importantes premiações internacionais de cinema. Recentemente, o longa garantiu três indicações ao IDA Documentary Awards, prêmio da associação de documentaristas, que serve como um dos termômetros para o Oscar. O projeto brasileiro aparece em três categorias: melhor documentário, direção para Petra Costa, e roteiro.

Outra lista em que o documentário figura é a do Gotham Awards, premiação dedicada ao cinema independente, em que concorre como melhor documentário.

Na lista de pré-indicados ao Oscar aparecem outros títulos como Apollo 11, Indústria Americana, One Child Nation, e Honeyland. Os filmes inscritos na categoria de melhor documentário também podem concorrer em outras categorias do prêmio.

No dia 15 de dezembro, o Oscar revelará uma lista prévia de 15 títulos que poderão receber uma indicação ao prêmio de melhor documentário. Os nomes dos 5 finalistas serão revelados somente no dia 13 de janeiro de 2020, junto com todos os outros indicados ao Oscar 2020.

A cerimônia de entrega dos prêmios do Oscar 2020 acontece no dia 9 de fevereiro de 2020.

(Com informações do Adoro Cinema).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *